Quem Somos – Acervo Nova Eletrônica

Este portal técnico foi criado para se dedicar ao resgate e o compartilhamento dos incontáveis e valiosos artigos técnicos publicados nas reportagens e nos projetos veiculados na antiga Revista Nova Eletrônica pela extinta Editora Técnica Eletrônica (EDITELE), entre os anos de 1974 e 1984.

O Histórico da Revista Nova Eletrônica

Foram 10 anos de publicações voltadas para o público hobbysta e para os técnicos, engenheiros de eletrônica, e para os estudantes das matérias no momento mais pujante da indústria nacional, em plena era do monopólio tecnológico e da política nacional de informática.

Aquela era uma época de transição, em que o intercâmbio de informações técnicas com o exterior era dificultado pelo protecionismo a uma indústria nacional incipiente e ainda muito frágil, que mal conseguia engatinhar rumo ao futuro.

Nesta época surgiram ainda outras grandes publicações técnicas: a Revista Saber Eletrônica e a Revista Micro Sistemas, ambas companheiras no pioneirismo técnico de trazer informação e inovação técnica aos profissionais que se iniciavam nos primeiros passos nas novas tecnologias de então: era o surgimento da era da Tecnologia da Informação, e da criação das primeiras indústrias brasileiras de computadores, o que exigia cada vez mais publicações de alto nível técnico.

Lembramos ainda que todas estas revistas vieram fazer complementar o ambiente técnico demarcado por publicações mais antigas, como a Revista Antenna e Revista Eletrônica Popular, sendo a Revista Antenna, a primeira publicação brasileira de caráter técnico a ser veiculada no país, sendo publicada aqui desde 1929, com o intuito claro de criar na ocasião a cultura de pesquisa e desenvolvimento técnico através do hobby e do radioamadorismo iniciante no país.

As Nossas Motivações

Por todas essas razões, e por que esta publicação, que foi retirada prematuramente do mercado brasileiro, um fato que deixou a muitos profissionais, um sentimento de abandono, órfãos da sua principal fonte de informação e conhecimento técnico, que resolvemos ressuscitar, cerca de 35 anos depois, aquilo que esse pioneirismo e essa fonte de conhecimentos nos proporcionou a todos, republicando (com os devidos créditos aos respectivos autores, por humilde respeito ao seu trabalho original e como forma de reconhecimento pelo conhecimento compartilhado!) os mais destacados artigos, reportagens, matérias, projetos (exceto, aqueles que devido ao seu contexto especialmente pessoal, necessitem da devida autorização dos seus autores originais ou sucessores imediatos!) desta publicação em particular (NOVA ELETRÔNICA) e das demais revistas citadas acima (SABER ELETRÔNICA, ANTENNA e ELETRÔNICA POPULAR).

OBS.: A exceção destas, a MICRO SISTEMAS, terá o seu portal individual, também de nossa lavra!

Todas as publicações e imagens serão mantidas no original (textos e desenhos esquemáticos), com os devidos créditos (publicação, páginas, número da edição, data da edição, autor, etc.) e sempre que possível, links serão disponibilizados para versões digitalizadas destas publicações/edições.

Os Nossos Objetivos

O objetivo principal deste portal é o de resgatar o pioneirismo técnico e o espírito desbravador e desenvolvimentista (tão essencial ao desenvolvimento tecnológico de qualquer país) tanto do hobbysta técnico amador quanto o dos técnicos, engenheiros, projetistas e demais profissionais formais da área de eletrônica, mecatrônica, automação industrial e comercial e de sistemas de informação.

Precisamos reacender a chama da curiosidade científica que tanto animou a geração de meus pais e a minha geração e que ainda arde como inspiração para as futuras gerações técnicas do nosso país, quiça do nosso mundo.

Com base nisto, convido aos prezados leitores que opinem, sugiram, participem, colaborem, com textos, publicações, versões digitais destes materiais técnicos. Compartilhar conhecimento é semear o futuro, é planejar o desenvolvimento é garantir o progresso!

Saudações e sejam todos bem vindos!

Eng. Roberto Carlos Teixeira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.